CAPTCHA
5 + 1 =
Resolva este simples problema de matemática e introduza o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.

Visitas domiciliárias para companhia a pessoas idosas

Visitas Domiciliárias para companhia a pessoas idosas

Voluntariado presencial e regular

Área/Domínio: Saúde; Social

Público alvo: Pessoas Idosas

Perfil de Posto

Visitas domiciliárias para companhia a pessoas idosas

Propósito

Diminuir o sentimento de solidão sentido/referido pelas pessoas idosas referenciadas e consequentemente melhorar a sua auto-estima, promover estimulação congnitiva e aumentar a sua rede local de contatos prevenindo o isolamento.

Este projeto de voluntariado desenvolve-se na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Boavista, que integra o Centro de Cuidados de Saúde Primários do Porto Ocidental, da Unidade Local de Saúde (ULS) St António. Tem por base o Plano Nacional das Pessoas Idosas, o Plano Nacional da Saúde Mental e está definido como sendo também um projeto no âmbito da rede social.

Atividades/Tarefas

- Visitas domiciliárias a pessoas idosas residentes na área geográfica da antiga freguesia de Cedofeita;

- Reunião de trabalho quinzenal para discussão/acompanhamento dos casos.

Indicadores

- N.º de visitas domiciliárias realizadas.

- N.º de horas de voluntariado.

- Grau de satisfação da pessoa acompanhada.

- Grau de satisfação da pessoa voluntária.

Qualificação/Requisitos

- Ser maior de 18 anos;

- Sentido de responsabilidade e de compromisso;

- Empatia e escuta ativa;

- Capacidade de trabalhar em equipa;

- Comportamento adequado para com a pessoa idosa, colegas e outros profissionais;

- Respeito pela informação partilhada e sentido ético.

Horário I Nº de Horas

Outras informações

1ª fase - Reunião inicial / Entrevista -  para avaliação de competências e motivação para o voluntariado.

2º fase – Reuniões formativas – abordadas regras gerais de voluntariado, apresentação da UCC Boavista e das unidades de saúde integrantes da ULS St António; projetos integrantes da UCC Boavista, regras adotadas neste grupo de voluntariados, outros assuntos relevantes.

3ª fase: Visitas domiciliárias:

- no mínimo 1 visita semanal (de 2ª a 6ª feira) em dia a combinar;

- das 15.00 às 17.00 (2h/semana);

- as visitas são realizadas por dois voluntários.

Reunião quinzenal- quintas-feiras das 14h30 às 16h00 (1,5h).

Duração do

compromisso

Período Experimental

Não se aplica

Tempo de Compromisso

A longo prazo

Local  do voluntariado

Visitas domiciliárias - Área geográfica correspondente à antiga freguesia de Cedofeita.

Reunião – instalações das unidades de saúde.

Acompanhamento/

Supervisão

Sendo este um dos projetos da UCC Boavista, todas a fases do processo de voluntariado estão asseguradas, monitorizadas e são avaliadas por profissional da unidade de saúde que desempenha as funções de gestor do voluntariado.

As visitas domiciliárias do voluntário são do conhecimento de outros profissionais de saúde ou comunitários que prestem cuidados ao idoso acompanhado.

De realçar que mais unidades de saúde ou entidadas comunitárias articulam com a UCC Boavista no âmbito da saúde do idoso (Unidades de Saúde Familiar, Juntas Freguesia; Servições de apoio domiciliário, PSP…) sendo que este voluntariado é realizado inserido numa rede de instituições que prestam cuidados ás pessoas idosas.

Aprendizagem de novas habilidades.

Aquisição de novas competências interrelacionais e emocionais.

Aumento da autoestima.

Promove a interação social.

Enriquecimento curricular.

N.º de voluntários

Não está definido - de acordo com as necessidades

Observações:  a sua intenção de realizar voluntariado pode ser enviada para o email: voluntariadouccboavista@gmail.com , solicitamos o envio de nome completo, data de nascimento, profissão, contacto telefónico e a sua motivação para a realização de companhia a idosos.

Oportunidade

Data da atividade:
13/05/2022 - 11:00
Horário da atividade:
15.00 às 17.00
Data de validade:
31/12/2027
Entidade:
Voluntários UCC Boavista
Áreas Geográficas:

Pesquisa de oportunidades

Escreva a palavra-chave (ex. sem-abrigo, infância, juventude, ambiente, etc.)